O que são as métricas usadas nas análises?

Nossas métricas são formas de medir a performance de jogadores através do impacto que eles causam para o resultado do time. Elas conseguem compreender todo o contexto de uma partida, combinando diversos dados para calcular o resultado gerado por cada jogador em diversos aspectos diferentes. Veja em detalhes o que são e como funcionam:

VAM - Vitórias Acima da Média: A principal métrica para avaliar a performance de um jogador porque considera TUDO em um número só (desde cada detalhe do que ele fez em campo até a forma como ele influenciou seus companheiros e se relacionou com as táticas do time). O VAM é uma medição do quanto a probabilidade de vitória do time foi maior (ou menor) do que se tivesse sido usado um jogador mediano qualquer em seu lugar. Para quem conhece esportes americanos, essa métrica é inspirada no WAR (Wins Above Replacement), uma métrica muito tradicional por lá para medir performance de atletas.


VAE - Vitórias Além do Esperado: Quanto o jogador superou as expectativas. Considerando a forma do time jogar, a performance dos companheiros e todo o cenário externo, podemos medir qual a probabilidade de vitória que é esperada que cada jogador gere e comparar isso com o quanto ele de fato entregou. Logo, o VAE expressa justamente o quanto ele conseguiu atingir, superar ou ficar abaixo do que era esperado de alguém na situação dele.


PV - Probabilidade de Vitória: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, medimos qual a probabilidade do time ter vencido o jogo. Em outras palavras, se o desempenho do time dependesse só dele, ou seja, se todos jogassem no mesmo nível que ele, qual seria a chance do time ter vencido o jogo.


MPC - Melhora de Performance do Companheiro: Mede o quanto a performance de um colega de time muda por causa da atuação de um jogador. Ou seja, quanto um jogador consegue melhorar (ou atrapalhar) a performance dos seus companheiros.


PGM - Probabilidade de Gols Marcados: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, medimos qual a probabilidade do time ter feito gols. Similar ao PV, mas focado  somente no desempenho ofensivo, ou seja, se o desempenho do time dependesse só de um determinado jogador, qual teria sido a chance do time ter conseguido marcar gols.


PGS - Probabilidade de Gols Sofridos: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, medimos qual a probabilidade do time não ter sofrido gols. Similar ao PV, mas focado no desempenho defensivo, ou seja, se o desempenho do time dependesse só de um determinado jogador, qual teria sido a chance do time não ter sofrido gols.


PCJ - Probabilidade de Controle do Jogo: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, medimos qual a probabilidade do time ter controlado a partida. Similar ao PV, mas focado no domínio do jogo, ou seja, se o desempenho do time dependesse só de um determinado jogador, qual teria sido a chance do time dominar a posse de bola.