O que são as métricas usadas nas análises?

Nossas métricas são resultado do uso do que há de mais avançado no campo de ciência de dados. Elas conseguem compreender todo o contexto de uma partida e medir a performance de jogadores através do impacto que eles causam para o resultado do time. Veja em detalhes o que são e como funcionam:

VAM - Vitórias Acima da Média: Quanto a probabilidade de vitória do time é maior se usar um jogador ao invés de um jogador médio da posição. Para quem conhece esportes americanos, essa métrica é uma versão de futebol do WAR. Um jeito simples de interpretar o VAM é como sendo o quanto as chances do time vencer são maiores por ter um determinado jogador em campo ao invés de se fosse um outro qualquer em seu lugar.


VAE - Vitórias Além do Esperado: Quanto o jogador superou as expectativas. Baseado na performance de seus companheiros, sobretudo os mais próximos taticamente, medimos quanto seria esperado de um jogador, em termos de probabilidade de vitória gerada e comparamos com quanto de fato ele gerou.


PV - Probabilidade de Vitória: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, qual a probabilidade do time ter vencido o jogo. Em outras palavras, se o desempenho do time dependesse só dele, ou seja, se todos jogassem no mesmo nível que ele, qual seria a chance do time ter vencido o jogo.


MPC - Melhora de Performance do Companheiro: Quanto a performance de um colega de time muda por causa da atuação de um jogador. Ou seja, quanto um jogador consegue melhorar a performance dos seus companheiros.


PGM - Probabilidade de Gols Marcados: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, qual a probabilidade do time ter feito gols. Similar ao PV, mas focado no desempenho ofensivo, medindo a probabilidade do time ter feito gols, ao invés de ter vencido.


PGS - Probabilidade de Gols Sofridos: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, qual a probabilidade do time não ter sofrido gols. Similar ao PV, mas focado no desempenho defensivo, medindo a probabilidade do time ter mantido o clean sheet.


PPB - Probabilidade de Posse de Bola: Baseado em tudo que um jogador fez dentro de campo, qual a probabilidade do time ter dominado a posse de bola. Similar ao PV, mas focado no domínio do jogo.